Fórum Mundial de Economia Circular em São Paulo destaca soluções de economia circular de eletrônicos

Campanhas ambientais, parceria público- privado e rastreabilidade são os destaques do evento mundial, as inscrições estão abertas. 

A Circular Brain, empresa pioneira na implantação de uma plataforma que profissionalizou o mercado de reciclagem de eletrônicos e facilitou o fomento da economia circular no Brasil, teve dois de seus projetos selecionados para a “sessão aceleração” da programação do Fórum Mundial de Economia Circular, maior evento do mundo nesse segmento, e que acontece em São Paulo entre os dias 13 e 16 de maio, no Parque Ibirapuera. 

Os cases selecionados são, a Campanha “RN+Limpo”, que arrecadou no Rio Grande do Norte mais de 150 toneladas de eletroeletrônicos e o segundo é o “Sustentare”, projeto criado para o Rio Grande do Sul, que consegue através da reciclagem de eletrônicos, levar dignidade e esperança para apenados das cadeias públicas do estado. “Nosso trabalho tem alcançado parcerias sólidas e dado resultados igualmente importantes para uma transformação real da sociedade”, diz Marcus Oliveira, CEO da Circular Brain. 

Os projetos implementados pela Circular Brain e selecionados para o fórum estão ligados a temas estratégicos da economia circular. O primeiro painel vai abordar as “Campanhas ambientais, mobilização e parcerias público-privadas”,  será apresentado no dia 15 de maio, das 15h às 16h, no formato online. “Quando temos o real interesse do poder público em mobilizar a população e impulsionar as campanhas ambientais que criamos, os resultados são muito mais expressivos”, explica Livia Santarelli, Gerente de Marketing da CB. 

Para o primeiro tema, “Campanhas Ambientais Engajamento, Mobilização e Parcerias Público-Privadas”, a Circular Brain apresenta duas campanhas, a primeira chamada “RN mais Limpo”, realizada no Rio Grande do Norte, em parceria com o governo estadual, IDEMA, CAERN, IGARN, SEMARH, SEEC,  SEDEC e Natal Reciclagem e que já arrecadou mais de 150 mil toneladas de resíduos eletroeletrônicos, além de criar soluções para os plásticos que são encontrados nos eletrônicos que precisam de destinação correta. 

A segunda, “Sustentare”, que acontece no Rio Grande do Sul, também em parceria com o governo estadual e a JG Reciclagem, que além de estimular e facilitar o descarte correto de eletrônicos para a população, ainda oferece oportunidade social para apenados, uma vez que todo processo de desmonte é realizado em parceria com a penitenciária masculina e feminina de Porto Alegre. Os apenados recebem certificação e treinamento, além de uma remuneração de 75% do salário mínimo nacional que são destinados para os familiares. “Essa parceria foi fundamental para que pudéssemos ampliar a ressocialização dos apenados para dois presídios tanto feminino e masculino” Joelson Gonçalves Orrigo, sócio administrador da JG Recicla, responsável pelo projeto.

O segundo painel está marcado também para o dia 15 de maio, na modalidade online das 16h30 às 18h e vai abordar os processos criados pela Circular Brain para promover a rastreabilidade de todos os equipamentos eletrônicos, desde o descarte até o retorno para as indústrias. Com o tema “Rastreabilidade 360: Conectando a cadeira de reciclagem de eletrônicos para um futuro circular”, o painel visa mostrar como a transparência tem papel fundamental para incentivar novas soluções de circularidade. “Antes, esse era um mercado com pouca transparência, por isso, criamos uma plataforma, chamada Plataforma Circulare, que possibilita acompanhar toda a trajetória dos eletrônicos. Essa transparência tem chamado a atenção do mercado para o nosso trabalho e tem moldado uma nova forma de economia circular”, explica Marcus Oliveira. 

O painel terá a participação do Fernando Bernardes, diretor de operações da Central de Custódia de Logística Reversa de Embalagens, empresa responsável por validar os resultados da logística reversa, junto com a Receita Federal e Ministério do Meio Ambiente, analisando notas fiscais emitidas e dados de sistemas como o da Circulare contribuindo para que a Política de Logística Reversa implementada no Brasil em 2010 esteja em funcionamento.

As inscrições para a participação estão abertas, basta acessar o site https://wcef2025.com/programme/accelerator-sessions/ e escolher a opção dos paineis que serão apresentados no dia 15 de maio: “Campanhas Ambientais Engajamento, Mobilização e Parcerias Público-Privadas” às 15h e “Rastreabilidade 360: Conectando a cadeira de reciclagem de eletrônicos para um futuro circular” às 16h30, preencher os dados para receber o acesso pelo o e-mail. 

Sobre a Circular Brain

A Circular Brain criou, em 2019, uma solução pioneira para promover a economia circular dos resíduos eletroeletrônicos no país. Através da criação de uma plataforma digital, foi capaz de tirar o mercado de reciclagem de eletrônicos da informalidade, conectando toda a cadeia de valor do setor, desde a criação de pontos de descarte em todo o Brasil, criando campanhas de conscientização para o consumidor, passando pelos varejistas, importadores e distribuidores, possibilitando a eles o cumprimento da legislação de logística reversa e dando a cada componente a sua destinação correta, com total rastreabilidade e transparência. 

Através dessa tecnologia, já processou 82 mil toneladas de resíduos eletrônicos. Além disso, criou dentro da Circular Brain, a Circulare, para acelerar as parcerias e promover o movimento circular da cadeia.  Em apenas quatro anos, abriu 13.813 pontos de descarte em todo o Brasil, além de criar o primeiro sistema de logística reversa individual do país, com coleta domiciliar de itens eletrônicos com mais de 30 kg, como geladeiras e máquinas de lavar. 

Além disso, a Circular Brain já treinou e homologou 32 recicladores, gerando crescimento exponencial através da profissionalização do mercado, gerando novos empregos, e aumento da renda. 

As campanhas criadas pela Rede Circulare têm se destacam pelos seus resultados e recebido convites expressivos como a participação na COP 28, em DUBAI e mais recentemente, dois de seus projetos foram selecionados para as sessões de aceleração do Fórum Mundial de Economia Circular, evento inédito no Brasil. 

As soluções da Circular Brain foram aprovadas pelo mercado e hoje atuam na plataforma empresas como Doterra, Oderço, Lorensid, Vetti, Benq, Forusi, Green-AM, Caloi, Ventisol, Whirlpool, Huawei, Avell e Wanke. 

Signatário do Pacto Global  desde 2020, tem cumprido fielmente o seu papel de transformar o setor de resíduos eletroeletrônicos no país através da destinação correta de resíduos eletrônicos, economia de recursos naturais, redução da emissão de gases de efeito estufa, respeito às leis ambientais, educação ambiental e principalmente, estimulando a transição da mentalidade linear da economia, para um modelo circular. Na visão de futuro da Circular Tech, está a expansão das suas atividades para outros países, começando pelo continente americano. 

Serviço:

Fórum de Economia Circular, Sessão de Aceleração:

DIA 15/05 DAS 15H ÀS 16H:

Campanhas Ambientais Engajamento, Mobilização e Parcerias Público-Privadas

DIA 15/05 DAS 16H30 ÀS 18H:

Rastreabilidade 360:

Conectando a Cadeia da Reciclagem de Eletroeletrônicos para um Futuro Circular https://wcef2025.com/programme/accelerator-sessions/

Assessoria de Imprensa
19999059031
[email protected]
  • Related Posts

    A História do Primeiro Automóvel: Como Tudo Começou

    A origem do automóvel remonta ao final do século XVIII e início do XIX, quando inventores europeus começaram a experimentar máquinas autopropelidas. O marco mais reconhecido é o triciclo a…

    Sinalização Inclusiva Ganha Espaço e Impulsiona Transformações na Comunicação Visual em São Paulo

    Cresce a demanda por acessibilidade na comunicação visual em São Paulo, especialmente na zona leste, impulsionando adaptações em espaços públicos e privados com base em diretrizes de inclusão social.

    Deixe um comentário