Retomada da Operação Escudo: Governo de SP Responde a Desaparecimento de Soldado, Afirma Porta-Voz da PM

O governo de São Paulo retoma a Operação Escudo no litoral paulista após o desaparecimento do soldado Luca Romano Angerami, de 21 anos, na madrugada de domingo (14) na Baixada Santista.

Segundo o coronel Emerson Massera, porta-voz da PM, a Operação Escudo já está em pleno vigor e há planos de reforçá-la ainda mais. Massera declarou: “Nós não pouparemos esforços para identificar os responsáveis por este crime e garantir que sejam devidamente responsabilizados.”

A ação policial foi iniciada em julho de 2023, em resposta à morte do PM da Rota, Patrick Bastos Reis, que foi baleado durante uma patrulha em Guarujá (SP). Durante os 40 dias de operação, 958 pessoas foram detidas e 28 suspeitos perderam a vida em supostos confrontos com as autoridades.

No entanto, a Operação Escudo foi alvo de críticas por parte de especialistas em segurança pública e organizações de defesa dos direitos humanos, devido aos relatos de abusos e violência por parte da polícia.

Após o término da Escudo, o governo iniciou em dezembro do mesmo ano a Operação Verão, que durou quatro meses e foi encerrada em 1º de abril, resultando na morte de 56 suspeitos em confrontos com as forças policiais.

No primeiro trimestre de 2024, durante o segundo ano de mandato do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), houve um aumento de 86% nas mortes causadas por policiais militares. Além disso, foram registrados 188 disparos por parte dos agentes contra três suspeitos no litoral paulista, levantando preocupações sobre o uso de força excessiva.

A comparação entre as duas operações, Escudo e Verão, mostra que a Escudo foi lançada em resposta à morte do PM Patrick Bastos Reis, com um total de 28 suspeitos mortos e 958 pessoas detidas. Já a Operação Verão, iniciada em dezembro de 2023, resultou em 56 mortes de suspeitos em quatro meses de ação, com 1.025 prisões, incluindo 438 indivíduos procurados pela Justiça e 47 menores apreendidos.

Related Posts

Motociclista Escapa por um Triz de Colisão Fatal com Motorista Embriagado em São Paulo

Um acidente grave ocorreu na tarde de segunda-feira (29) próximo à Praça Alfredo Hagge, no Tatuapé, Zona Leste da capital paulista, quando um motorista embriagado, de 57 anos, colidiu sua…

Criança ferida em Paraisópolis corre risco de cegueira, diz advogado

Hospital das Clínicas investigará possíveis sequelas em criança ferida no olho durante ação policial em Paraisópolis Um menino de sete anos, ferido no olho durante uma ação da Polícia Militar…